15/03/2010

PSSST!

O que é um QI q.b.?
Qual é a coisa qual é ela que garantidamente recebemos de “bónus” quando compramos um aparelho electrónico? Ou uma peça de mobiliário do tipo monte-você-mesmo? O livro de instruções. Que, na verdade, é mais um presente envenenado do que um “bónus”. Daí as aspas. Entre os textos que se podem ler nesses livrinhos e os textos de, vá, uma sopa de pacote ou uma caixa de farinha para panquecas, prefiro os últimos. Sempre matam a fome.
Que tipo de inteligência é preciso ter para perceber livros de instruções? Um QI q.b. chegará ou será preciso ter uma inteligência artificial, tão artificial quanto a linguagem desses textos?
A inteligência lógico-matemática seria excelente, não fora o facto de haver pouco lógica e muitas palavrinhas. A inteligência linguística, claro, fundamental — afinal, trata-se de textos, mas tenho dúvidas de que seja suficiente. Inteligência espacial? Sim, boa ideia, principalmente se tiver de montar uma cadeira de acordo com o esquema apresentado. Nesse caso, recomendo a inteligência corporal-cinestésica, muito útil em casos de membros partidos e parafusos rolantes. Há sempre a hipótese da inteligência existencial, que permite ponderar longamente sobre a existência de instruções tão néscias. Por fim, para não desanimar, pode recorrer à inteligência emocional — aquela que permite que se mande o livro de instruções às urtigas e se passe a improvisar.
E livros de instruções para coisas realmente difíceis, há? Como a crise financeira, a cena política, a intolerância, impressos de impostos, a falta de piscas do condutor à nossa frente… e outros livros de instruções. Há desses?
Publicado no Açoriano Oriental a 14 Março 2010

Sem comentários: