29/03/2009

PSSST!


Sua Alteza Real
Já não é a primeira vez que a questão me intriga. Até pela linguagem que usa. Mas no outro dia, num programa de televisão, voltei a deparar-me com o assunto: o que pode levar alguém a autodefinir-se principal e quase exclusivamente pelo clube de futebol do qual é adepto/a? Para conhecer o outro, os seus valores, as suas preferências, bastará saber que pertence ao clube (não refiro nomes pelas razões óbvias, tenho amor à pele) X, Y ou Z? Em que acredita — na liberdade, na justiça, na igualdade? Ah, eu sou é do X. O que acha da presente situação mundial? O meu coração é do clube Z. O que o/a comove? O golo marcado pelo jogador do Y. Será uma crise de identidade universal que vivemos?
Sei que o futebol é o desporto-rei; sei que movimenta milhões (e não falo apenas de pessoas…); e sei que os clubes se podem escolher pelas mais diversas razões — o meu pai já era, para ser o contrário de lá de casa (hereditariedade… ou a sua negação), o mesmo que os amigos, é da terra onde nasci, gosto mais daquela cor, porque sim!
Mas se (e atenção, este SE não é de dúvida) o futebol é o desporto-rei, qual será o desporto-rainha? Ou o desporto-imperador? Desporto-príncipe-herdeiro? E se até tem direito a vocabulário e aforismos próprios (… alguns de risível e infeliz memória), não seria boa ideia então criar uma lista oficial, passível de votação, de desportos-nobres e sua hierarquia? Não faz sentido haver uma ditadura tal, ainda por cima de sangue real, coroada e governante, sem haver consorte, herdeiros ou nobre séquito.
Acham que posso sair à rua depois de hoje?


Publicado no Açoriano Oriental a 29 Março 09

3 comentários:

Filipe Machado disse...

Se podes ou não sair à rua vai naturalmente depender do teu clube de Futebol :) Bom artigo, MM no seu melhor!

Sam disse...

Por mim, não vejo motivos para deixar de sair à rua.

Embora goste de ver um bom jogo, futebol é entretenimento de massas e apenas isso. Uma espécie de jogos do Circo Romano dos tempos modernos.

Cumps.

Maria das Mercês disse...

Caros Filipe e Sam,

Não tenho clube! E aquela questão do sair à rua era apenas uma piscadela de olho, mas tem graça que foi a referência mencionada pelos dois... Acho que o futebol tem tomado proporções gargantuescas, quanto a mim perfeitamente disparatadas, pois é apenas um desporto; mas para muitas pessoas, é a definição de quem são. Pobreza! E quando escrevi a coluna nem sabia que a Selecção ia empatar.