15/03/2009

PSSST!


A quem de direito!
A quem me enviou uma carta com sugestões, os meus agradecimentos. Aceito cartas, e-mails e palavras ao vivo. Esse “quem” levantou uma questão interessante: a da permutabilidade dos pronomes QUE e QUEM. Sim senhor, desde que o ser em causa seja humano e desde que conjugue bem o verbo, permute à vontade!
Numa frase como “Fui eu que fiz isso”, o QUE é um pronome relativo que faz a ponte entre EU e o resto da frase; em “Fui eu quem fez isso”, o QUEM está em vez de A PESSOA QUE; portanto, no primeiro caso, o verbo conjuga-se na 1ª pessoa do singular; no outro, na 3ª pessoa; e dizer “Fui em quem fiz isso” está mesmo errado, para além de dar a impressão de que há ali um conflitozinho de personalidade… O uso de QUEM neste tipo de frase serve para enfatizar o lado humano, apenas isso. Bem, a verdade é que, nos dias que correm, nunca será demasiado realçar o lado humano. O lado inteligível. Aquele que, por exemplo, nos impede de saltar ao pescoço de um funcionário público — mais propriamente, ao pescoço do sistema — após 40 minutos de espera para renovar a carta de condução (porque já se atingiu a fatalidade dos 50 anos!) e se descobre que vamos ter de conduzir mais de 3 meses com uma guia (portanto, ao invés de encartado, fica-se “enguiado”) não aceite no resto da Europa (e passa-se de condutor europeu a “enguiador” lusitano). Portugal ou nada. Pois. Para dizer a verdade, já não sei onde é o resto da Europa. Acho que será naquele pedaço de território que se exclui quando se refere o resto da Europa. Para não me acusarem de ter uma mente retorcida, só pergunto: como se refere o resto da Europa a nós, Portugal?


Publicado no Açoriano Oriental a 15 Mar 09

9 comentários:

Filipe Machado disse...

Não sabia que podia fazer sugestões... Aproveitando então a oportunidade, podias fazer um artigo sobre a colocação do ME? Ou seja, diz-se: "será que ME podes ajudar" (penso que é o correcto) ou "será que podes ajudar-ME" ou "será que podes-ME ajudar". Tenho visto de tudo, o que causa alguma confusão. Às tantas estou a ler muito brasileiro :)

Maria das Mercês disse...

Podes sim senhor!!! Esse é um tema que está na lista, ainda não calhou. Mas digo-te já que envolve uma data de regras (me, te, se, etc) e não sei se os meus 1500 caracteres chegam. Vou tentar ser concisa! Quando almoçamos?

Filipe Machado disse...

Logo que esteja melhor da minha gastroenterite :) Bjs!

Su disse...

Rápidas melhoras, Filipe!

Maria das Mercês disse...

Isso foi um "bicho" que te atacou! Get well!

Anónimo disse...

Foi um bicho que atacou todo um local de trabalho!!! E não sei quem o trouxe, mas rogo pragas a essa vil criatura em cujo sistema digestivo tudo começou... LOL

Renata

Filipe Machado disse...

Foi a Renata que originou a epidemia!

Maria das Mercês disse...

Então se foi a Renata, de castigo vai ter pagar um lanche ao pessoal! ;)

Renata Correia Botelho disse...

A Renata está inocente. É uma mera vítima do sistema viral!