27/12/2009

PSSST!

Bem visto!

Chegado o fim do ano, toca a contabilizar os azares e as venturas, quais gafes do ano e de quem, as imagens de maior impacto, as desgraças mais avassaladoras, os golos da selecção, casamentos e divórcios… enfim, um sem-número de coisas que tanto podem ser insignificantes como fundamentais; aliás, se houver aí espaço para os melhores eventos culturais do ano já é uma sorte! Portanto, toca cá a fazer contas e saber o que temos a ver e a haver (e a dever).

Parece-lhe demasiado? Embora foneticamente semelhantes, “ter a/que ver” e “ter a haver” são expressões díspares e muitas vezes maltratadas. Se o mundo lhe deve (dinheiro, reconhecimento, gratidão, paciência e por aí fora), então você tem a haver; se tudo o que eu escrevi até agora não lhe interessa coisíssima alguma, então não tem que ver. Consigo. “Ter a haver” equivale a “ter a receber” e é muito popular no território da contabilidade; se acrescentar a proposição “de”, remete logo para o devedor. “Ter a/que ver” (alguns gramáticos consideram o uso da preposição “a” um francesismo) significa, desde logo, envolver o eu ou o outro num assunto, por isso, e nesses casos, precisa de “com”. Nada tenho a ver com o falhanço da cimeira ambiental em Copenhaga — um belo exemplo do uso da tal expressão, mas pouco exemplar no resto. O planeta Terra tem a haver maior consciencialização ambiental — outro belíssimo exemplo de frase. Mais frases poderiam surgir que tivessem que ver com estas expressões. Ver não é só olhar, é também compreender e relacionar; pode ser conhecer, examinar, deduzir, avistar; até pode ser imaginar. Um ano melhor. Tudo tem a ver.

Feliz 2010!

Publicado no Açoriano Oriental a 27 Dezembro, 2009

1 comentário:

Sam disse...

Cara amiga,

Os Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que pretende nomear o melhor que se fez em publicidade de Cinema no ano de 2009, estão de regresso ao Keyzer Soze’s Place.

Assim, convido a autora deste blog a expressar a sua opinião em http://sozekeyser.blogspot.com/2010/01/oscares-de-marketing-cinematografico-2.html.

Desde já, apresento o meu profundo agradecimento pela tua disponibilidade em participar nesta iniciativa.

Cumprimentos cinéfilos!