15/02/2010

EX
Que fazer hoje, Dia de Namorados? Sugestões íntimas à parte, podem os apaixonados ir a um “expectáculo”. Que deve ser assim uma espécie de espectáculo externo… o externo exterior, não o do esterno interior. Ou, então, um evento tão, tão extraordinário, que merece o X de espectacular que é!
A verdade é que o X também não facilita: o som tanto pode confundir-se com um CH, como parecer-se com um S ou fazer-se passar por um Z. Sem falar na possibilidade da letra ser também um 10, o símbolo da incógnita matemática ou indicar o local do tesouro. Ora, que de tanta diversidade se chegue ao exagero de se escrever “expectáculo”, bem, só se for como partida de Carnaval. Um verdadeiro assalto à língua portuguesa, só que sem comes e bebes, e com mascarilha à Zorro.
A diferença é simples: se a palavra começar com o som «eis» é porque leva o X. Como ‘explicar’, ‘extravagante’ ou ‘externo’. Já ‘esterno’, ‘especial’, ‘estranho’ não soam a «eis» nem se escrevem ‘ex’ (como em ex-marido, ou seja, aquele que deixa de ser o que era, perdoem-me os namorados!). Basta fazerem o teste e lerem as palavras em voz alta, que ninguém há-de levar a mal, se calhar nem ouvem. Ou escutam. Acrescento que escutar também não é com X, embora encaixe perfeitamente na categoria do extraordinário (com ponto de exclamação!). Mas escutar não é ouvir, apesar de serem verbos aparentemente intermutáveis, mas não exclusivos um do outro. Quem ouve escutará? E quem escuta, ouve-se… ou ficará a sofrer de alguma surdez temporária? Desde que uma pessoa consiga expressar-se, isso é que conta, claro!
Publicado no Açoriano Oriental a 14 Fev. 2010

2 comentários:

Sam disse...

Excelente e espectacular, a tua explicação da exequibilidade do "ex". E espero que exista sempre exímia liberdade de expressão em redor da minha existência...

Ufa, estou extenuado! :)

Bjinhos.

Maria das Mercês disse...

Eheheheh! É mesmo de se ficar exausto.... Obrigada!