28/02/2010

PSSST!

Falta de ar

Quer emagrecer? Quer muito? Sim? Então expire essas banhinhas tão incómodas e fica o assunto resolvido num ápice. Exacto — expire, mas tenha o cuidado de não inspirar, podem as ditas regressar…

É que nem de propósito! Ainda há duas semanas se falou no assunto, mas do ponto de vista da confusão entre ‘es’ e ‘ex’ (cujo som se assemelha a ‘eis’, lembram-se?) no início de algumas palavras. Pelos vistos a coisa não se fica por aí, pois à balbúrdia também se podem acrescentar algumas palavras iniciadas por ‘as’: como aspirar. Que tem um som muito semelhante ao de expirar, nisso tenho de dar a mão à palmatória. E provavelmente (apesar de isso me parecer verdadeiramente extraordinário) ao de inspirar.

Não deixem de expirar e inspirar, por favor. Ar para fora, ar para dentro. Creio que não há dúvida de quão indispensáveis essas acções são… mesmo quando não se aplicam apenas à respiração! Se não se preocupa com o que inspira, dê atenção ao que o inspira — a sua inspiração pode ser tão importante quanto o ar que respira, mesmo sem data marcada de validade ou expiração.

Quanto a aspirar, tudo depende do que se aspira; ou ao que se aspira. Portanto, se for retirar as tais banhinhas em demasia para ficar magríssimo (ou macérrimo, que é muito mais chique e indicado para quem realmente se preocupa com a imagem), vai fazer uma lipoaspiração. ‘As’. O método é da sua escolha. Se a sua preocupação é a limpeza doméstica, também pode aspirar, entre outras tarefas igualmente exultantes. Mas não se fique por aí, aspire a mais, aspire a melhor, aspire a maior! Dê largas às suas aspirações! E inspire-se. Nunca se sabe que tipo de ar pode passar a respirar.

Publicado no Açoriano Oriental a 28 Fev. 2010

Sem comentários: